A aguardada participação do diretor-superintendente do Hospital Itamed, Gilmar de Oliveira, marcou a reunião do Conselho Municipal de Saúde (COMUS) de Foz do Iguaçu, realizada no último dia 21. A apresentação foi recebida com grande expectativa pela comunidade e lideranças locais, visto que o hospital é uma das principais referências de atendimento em saúde na região.
Durante sua fala, o diretor destacou a missão da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do hospital, reforçando o caráter filantrópico da instituição e o compromisso com a prestação de serviços de qualidade tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para usuários de convênios e atendimento particular, visto ser uma entidade privada. Gilmar apresentou números expressivos das áreas de maternidade, UTI neonatal, pediátrica, oncologia e cardiologia, demonstrando o compromisso com as referências contratualizadas, e o alcance do atendimento oferecido à população de mais de 400 mil habitantes da 9ª Regional de Saúde.
Entre os destaques, estiveram os atendimentos de alto risco na maternidade – mais de 4 mil só em 2024 -, a média de internações nas UTIs neonatal (cerca de 500 bebês/ano) e pediátrica (400 crianças), além dos milhares de procedimentos realizados em oncologia e cardiologia.
Após a apresentação, membros da plenária fizeram perguntas ao diretor, sobre a mudança do nome da instituição, tempo de espera para atendimento na oncologia, atendimento às gestantes de alto risco, que respondeu de forma direta, ressaltando a importância do diálogo aberto com a comunidade. Ele reafirmou que a transparência é um princípio essencial da gestão do Itamed: “Nosso compromisso é com a saúde da população, independente da fonte pagadora, SUS, particular ou convênios, e com a clareza na forma como conduzimos nossas ações. A sociedade precisa acompanhar de perto o que é feito dentro do hospital, pois é parte essencial desse processo”, destacou Gilmar.
A presença do superintendente no COMUS reforçou o papel do Hospital Itamed como um ator fundamental no sistema de saúde local, não apenas pela assistência prestada, mas também pelo compromisso em ouvir e dialogar com a população.