O Hospital Itamed, instituição filantrópica mantida pela Fundação de Saúde Itaiguapy, lançou esta semana a campanha IR Solidário – Pessoa Jurídica para mobilizar empresários de Foz do Iguaçu e região a destinarem parte do Imposto de Renda (IR) devido para projetos que fortalecem a saúde pública e o atendimento à comunidade.
A ação é voltada para empresas tributadas pelo Lucro Real, que podem direcionar até 11% do IR para fundos e programas sociais, sem custo adicional. Em vez de o valor seguir integralmente para a União, parte permanece na região, financiando iniciativas de impacto direto na vida das pessoas.
Como funciona
As destinações possíveis são:
• Fundos da Criança e do Adolescente – 1%
• Fundos do Idoso – 1%
• PRONON (Oncologia) – 1%
• PRONAS/PCD (Pessoa com Deficiência) – 1%
• Incentivo à Reciclagem – 1%
• Lei de Incentivo ao Esporte – 2%
• Lei de Incentivo à Cultura – 4%

Apoio direto ao Hospital Itamed
Reconhecido como referência regional em Neonatologia, Gestação de Alto Risco, Oncologia e Cardiologia, o Hospital Itamed atende mais de 60% dos pacientes pelo SUS e atua como retaguarda hospitalar para toda a 9ª Regional de Saúde do Paraná.
Segundo o diretor-superintendente, Gilmar de Oliveira, as destinações feitas ao Itamed garantem recursos para fortalecer a assistência hospitalar, modernizar equipamentos, ampliar o conforto dos pacientes e investir em tecnologia de ponta, sempre com transparência e prestação de contas. “É uma oportunidade de transformar uma obrigação fiscal em investimento direto na vida das pessoas. Com o apoio das empresas, conseguimos devolver em forma de saúde e qualidade de vida aquilo que, de outra forma, sairia da nossa região”, destacou Gilmar.
Com a campanha, o Itamed reforça seu papel como instituição comunitária e convida empresários a se engajarem na causa.