No mês de setembro, em todo o mundo se celebra a Semana da Segurança do Paciente, com data oficial em 17 de setembro, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é fortalecer a conscientização e incentivar práticas seguras para reduzir riscos e danos durante o cuidado em saúde. 

Neste ano, o Hospital Itamed preparou uma programação especial nos dias 17 e 18 de setembro, com uma dinâmica interativa em formato de jogo de tabuleiro, que vai explorar as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Compromisso com a segurança 

Com a missão de promover a saúde e cuidar das pessoas, valorizando vidas, o centro hospitalar mantém como política institucional um sistema de gestão e assistência voltado à qualidade no atendimento. Esse processo fortalece o trabalho pela Segurança do Paciente, assegurando proteção à vida, qualidade na assistência e responsabilidade legal em prol do cuidado. 

O hospital conta com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), coordenado pela enfermeira Ana C. M. Carrasco, que reforça que a segurança do paciente é uma responsabilidade de todos, desde pacientes, familiares e equipe multiprofissional, todos exercem um papel fundamental na construção de um ambiente de cuidado seguro e humanizado.  

“Garantir a segurança do paciente vai além da prevenção de danos”, afirma a enfermeira Denise Pesamosca, Assessora da Gestão da Qualidade do Hospital. “É necessário promover um ambiente confiável, que reduza falhas e assegure melhores desfechos clínicos. A busca pela alta confiabilidade é um pilar estratégico para a qualidade assistencial.” 

Reconhecimento da qualidade 

O empenho do Hospital Itamed em manter a segurança e a qualidade da assistência já rendeu conquistas expressivas. Em 2007, o hospital foi o primeiro do interior do Paraná a conquistar a Acreditação Hospitalar, repetindo o feito em 2012 (nível 2) e alcançando, em 2014, o grau máximo de qualidade: Acreditado com Excelência. 

Esses selos e certificados reforçam que a instituição possui padronização de processos, capacitação contínua, indicadores de desempenho e qualidade nos serviços prestados. 

Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente 

As ações da Semana da Segurança do Paciente terão como foco principal as metas estabelecidas pela OMS e pelo Ministério da Saúde: 

  1. Identificação correta do paciente;
  2. Melhorar a Comunicação entre profissionais de saúde; 
  3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 
  4. Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimentos e paciente correto; 
  5. Higienização das mãos para evitar infecções; 
  6. Reduzir o número de quedas e lesão por pressão. 

Com o tema “Um paciente não é só mais um paciente, ele é o amor da vida de alguém”, o Itamed reforça que a segurança deve estar no centro de cada cuidado, lembrando que cada vida atendida tem um valor único e inestimável.