Um grupo de 15 enfermeiros do Hospital Itamed foi habilitado para inserção de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), após capacitação realizada nos dias 8 e 9 de março. O treinamento formou o novo Time de Acessos Vasculares da instituição, com o objetivo de garantir maior segurança e conforto aos pacientes na assistência. O curso uniu aulas teóricas e práticas.
O PICC é um dispositivo utilizado em pacientes que necessitam de terapias intravenosas prolongadas, evitando múltiplas punções nas veias dos braços e, assim, reduzindo implicações e riscos de infecções, e é ideal para administração de medicações.
O enfermeiro especialista em UTI Neonatal, Emanuel Nunes, foi quem conduziu a capacitação. Participaram do encontro enfermeiros de setores de Urgência e Emergência, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Geral e Coronariana, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e blocos de internação.
Segundo os enfermeiros Jenifer de Freitas e Wiliam Miguel, da Educação Continuada do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Itamed, iniciativas como essa tornam o complexo hospitalar referência na excelência assistencial e valorização profissional. “Investir na capacitação dos nossos profissionais reflete diretamente na segurança e na qualidade do cuidado prestado aos nossos pacientes. Ver esse comprometimento da equipe nos enche de orgulho”, destacam.