A partir do dia 13 de janeiro, o Hospital Itamed, por meio da Divisão de Tecnologia da Informação (TI), iniciará a implantação do Tasy HTML 5, uma versão atualizada do seu sistema de gestão hospitalar. A plataforma traz avanços tecnológicos e de segurança e mudanças importantes para a transformação digital do complexo de saúde. Com o novo sistema e a troca de cerca de 300 equipamentos de informática, são mais de R$ 3 milhões de investimentos para o processo.

O Tasy é um sistema que integra, em uma única plataforma, dados clínicos e operacionais da instituição. Por meio dele, é feito o cuidado do paciente, como prontuário eletrônico, documentação clínica e prescrição médica; gestão hospitalar e gerenciamento de serviços; administração financeira, de faturamento e relatórios corporativos; e de suporte. A versão de HTML 5 é a mais atualizada do mercado, traz maior segurança de dados e permite uma série de funcionalidades que já não são possíveis na plataforma atual.

De acordo com a gerente da Divisão de TI, Rosângela Rubim, o Hospital Itamed dá um grande passo em tecnologia ao migrar o seu sistema. “Nós sabemos o quanto o mundo tem evoluído quando o assunto é tecnologia na área da saúde, e nós precisamos acompanhar isso, para oferecer um atendimento onde a inovação possibilita segurança e qualidade no atendimento”, explicou.

A expectativa é que o processo dure 16 meses, e será conduzido em parceria com as empresas de tecnologia Philips e Folks. “Este é um investimento importante e necessário. O novo Tasy, a troca dos computadores, somados a outros grandes projetos de TI, contribuirão para que o atendimento prestado aos nossos pacientes seja com ainda mais segurança e qualidade”, enfatizou o Diretor-Superintende do Hospital Itamed, Gilmar de Oliveira.
Para a mudança do sistema, um grande trabalho vem sendo realizado desde o ano passado pela equipe. O mais recente foram reuniões com os colaboradores da instituição de apresentação do projeto e engajamento. “A migração do HTML 5 não é só da TI, mas de toda a Fundação, e envolverá todos os profissionais. Então nos preocupamos em mostrar a importância de cada um para que o processo seja concluído com sucesso”, comentou Rosângela.

“Juntos tudo é possível e esperamos que todos contribuam para essa mudança, que não é por gosto, mas necessidade”, completou Gilmar.

Projeto em etapas
Para que toda a migração seja concluída dentro do prazo, o Hospital contará com a presença de consultores da Philips, Folks e Key Users (usuários chave), que são colaboradores do complexo de saúde. Em cada etapa, os representantes conhecerão os processos de cada área, implementarão no sistema e farão um tempo de validação e de treinamento até a virada do sistema. Além de, durante todo o processo, ser realizado o roadmap de transformação digital e gestão de mudanças.

A primeira fase, que acontecerá em janeiro e fevereiro, é chamada de “Recepções e Agendamento” e engloba áreas como a Tecnologia da Informação, recepções diversas, Agendamentos, Telefonia, Tesouraria, Ouvidoria, Manutenção, central de guias, Hotelaria e visitas. Em seguida, nos meses de março e abril, será o momento da “Cadeia de Suprimentos”, com a Farmácia, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) e Suprimentos.

A maior fase será a terceira, de maio a outubro, que abrangerá todas as áreas ligadas a assistência. Será a virada no sistema de setores como o Centro Clínico, Nutrição, Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapia (SADT), Serviço de Controle de Infecção (SCI), Oncologia, Central de Material Esterilizado (CME), Urgência e Emergência, Unidades de Internação e Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), Centro Cirúrgico, Obstétrico e Hemodinâmica.

A fase quatro, em novembro e dezembro, abrange áreas como Diretoria, Qualidade, Auditoria, Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), Assessorias, Faturamento e Financeiro. Por fim, em janeiro de 2026, inicia-se a migração para a Operadora do Plano de Saúde.