Instituição recebeu em 21 de novembro de 2014 a primeira certificação máxima da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e no dia 13 de dezembro deste ano foi recertificada.
No ano em que o Hospital Itamed celebra dez anos da certificação de Acreditado com Excelência – Acreditado Nível 3, a Organização Nacional de Acreditação (ONA), após avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), recertificou a instituição com o título, na sexta-feira, dia 13. O reconhecimento garante segurança, padronização de procedimentos, programas de capacitação e qualidade dos serviços, além da formulação de indicadores para tomada de decisões.
O primeiro título, de nível 1 do hospital, veio em 2007 e o nível 2 em 2012. O grau máximo foi alcançado em 2014 e, desde então, a instituição passa por visitas de recertificação e acompanhamento dos trabalhos. Para se alcançar o nível 3, o hospital precisa atender três critérios, de cumprir ou superar: 90% dos padrões de qualidade e segurança; 80% dos padrões de gestão integrada; e 80% dos padrões ONA de excelência em gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
“A Acreditação Hospitalar garante aos nossos clientes que eles estão sendo atendidos em um complexo hospitalar preocupado com as boas práticas de gestão, qualidade e segurança do paciente, da porta de entrada até a alta”, destacou o diretor-superintendente do Hospital Itamed, Gilmar de Oliveira. “Fomos a primeira instituição do interior do Paraná a alcançar a acreditação”, completou.
Gilmar ainda lembra que, mesmo com Acreditação Nível 3, não significa que falhas não podem acontecer. “O que difere a instituição com essa certificação, é ela ter a maturidade e a cultura de melhoria, ou seja, estamos sempre realizando ações que garantam um atendimento melhor aos nossos pacientes e que minimizem essas falhas”, pontuou.
Na conquista da acreditação, é importante um trabalho conjunto de todos os profissionais da instituição. “Tanto a equipe assistencial, que executam os cuidados, quanto as demais áreas, como as administrativas, que contribuem com suas áreas de conhecimento para garantir a integralidade deste cuidado, e também de médicos e outros envolvidos na elaboração de protocolos clínicos e de segurança do paciente, são peças essenciais para esta conquista”, frisou a gerente da Assessoria da Qualidade, Denise Pesamosca.
“O engajamento, conhecimento e participação ativa de todos os profissionais são essenciais para o sucesso da nossa certificação. O trabalho contínuo contribui para a melhoria da qualidade da assistência e para a segurança dos pacientes”, finalizou Gilmar, agradecendo aos colaboradores da Fundação que se envolvem no processo da acreditação.
Visita de acompanhamento
Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Hospital Itamed recebeu uma equipe do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) para uma visita de acompanhamento dos planos de ações definidos no último ano. O processo garante a continuidade dos trabalhos, bem como avaliação de pontos levantados na visita anterior e que precisavam ser corrigidos.
“O IQG avaliou diversos protocolos e outros apontamentos feitos na última visita. Esse acompanhamento por parte deles é importante para nós, pois ajuda a direcionar os trabalhos e trabalharmos pela eficiência”, destacou Denise Pesamosca.
A ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Atualmente, mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões da organização. Além de referência nacional, é reconhecida no exterior, como membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), ao lado de instituições dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.