O setor de Oncologia da Fundação de Saúde Itaiguapy – administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) – recebeu, na manhã de quinta-feira, dia 28, suplementos e uma televisão, doados pela Igreja Ceifa de Foz do Iguaçu, que adquiriu após a realização da edição de 2024 do Chá Rosa. Os itens serão destinados aos pacientes em tratamento, bem como completarão a estrutura do espaço que recebe centenas de pessoas por dia.
O Chá Rosa é um evento organizado pela Rede de Mulheres de Honra da Igreja Ceifa, com palestras, apresentações musicais e um congresso dedicado ao fortalecimento da identidade feminina e ao incentivo à solidariedade. Parte dos valores arrecadados com a venda dos ingressos para o evento foram destinados ao #Caféoncofoz, grupo de voluntários que realiza doações constantes ao Centro e Clínica de Oncologia.
Para o diretor-superintendente do HMCC, Gilmar de Oliveira, a doação é mais do que um bem material. “Ela vai muito além. Os pacientes sentem que por trás dessa entrega tem alguém que pensou no bem dele. Nosso obrigado pelo apoio e ficamos muito felizes por recebermos estes itens”, destacou.
Já a presidente do Conselho Curador da Fundação, Teresa Angheben, que participou do Chá Rosa, lembrou o quanto a instituição é formada por diversas mãos e que, juntas, todas pensam no paciente. “Nós, na gestão do Hospital, pensamos em diversas frentes, mas é muito complexo e a comunidade abraçando e doando, é muito importante para nós. Estamos passando por uma série de mudanças estratégicas, realizando investimentos, para que o atendimento seja com qualidade técnica e humanizado, e vocês completam a ação. Muito obrigado”, pontuou.
O discurso de Teresa foi reafirmado pelo diretor técnico do Hospital, Dr. Júlio Cézar Batista. “Nós somos passageiros, mas a instituição permanecerá, assim como os pacientes. Eles sempre estarão aqui. Então essa dedicação e esforço é pensando no suporte e acolhimento de alguém que está em um momento de dificuldade, e precisa desse apoio. Gratidão”, expressou.
Segundo a pastora e organizadora do Chá Rosa, Genoveva Araújo, o propósito solidário do evento envolve a todos os participantes. De acordo com ela, o objetivo é “levar um toque rosa do amor de Deus”. “Já percebemos que é mais que uma doação. Cada vez que estamos aqui, seja ajudando no café da manhã ou entregando uma doação como essa, é muito importante, pois somos igreja e esse é o nosso propósito, ajudar o outro”, completou.
Helena Bragagnolo, coordenadora do #Caféoncofoz, agradeceu emocionada à igreja Ceifa. “Vocês trazem o alimento para a alma e eu sou muito grata. Rezo toda noite por todos os voluntários, pois não é fácil também, mas todos contribuem de coração”, disse.