Na manhã de quinta-feira, dia 28, a Fundação de Saúde Itaiguapy – administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) – recebeu a doação de dez televisões para serem instaladas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os equipamentos foram doados pelo Rotary Club de Foz do Iguaçu – Ponte – com intermédio da coordenadora do grupo de voluntário #Caféoncofoz, Helena Bragagnolo.

A parceria do complexo hospitalar com os clubes do Rotary é antiga. Diversos itens já foram doados, além da estruturação de setores. Para o diretor-superintendente da Fundação, Gilmar de Oliveira, este é mais um capítulo bonito dessa história. “O Rotary já contribui conosco há algum tempo e é muito gratificante. O gesto de vocês é muito lindo, pois dedicam parte de seu tempo pelo próximo, e isso é valioso. Em nome de todos os nossos colaboradores e pacientes, muito obrigado”, falou.

Quem participou da entrega foi o Governador do Distrito 4640 do Rotary, Luiz Carlos Alves, acompanhado de sua esposa Kátia, que disse ser uma surpresa agradável ao ver quando um clube ajuda um hospital. “Nós estamos aqui para servir e não sermos servidos, então ajudar um hospital é sempre excelente”, disse. “A empatia faz sentido para nós, pois nos colocamos no lugar do outro, e nosso papel é esse, pensar em quem está doente e como podemos ajudar”, completou.

O presidente 2024/2025 do clube, Maurício Teixeira Costa, lembrou que o esforço coletivo dos companheiros é o que faz gestos como este acontecerem. Os dez aparelhos serão instalados no leito de pacientes da UTI Geral.

Doações permanentes
Ainda durante a entrega das doações do Rotary Club – Ponte – o diretor-superintendente falou que mesmo recebendo custeio social e convênios da Itaipu Binacional, instituidora da Fundação, é preciso de parceiros como o Rotary. “Além de toda estrutura que temos ofertada aos nossos pacientes, temos muitos equipamentos que precisamos para melhorar o nosso atendimento. Assim, é sempre bem-vinda doações desse tipo”, explicou. O hospital é considerado uma instituição filantrópica e tem mais de 60% dos seus atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gilmar ainda adiantou que, para o ano de 2025, a Fundação contará com uma página específica em seu site para doações, para que os parceiros acompanhem e saibam o que o Hospital está precisando, quais as necessidades, com contato do setor responsável por este trabalho e direcionamentos específicos.