Na Fundação Itaiguapy, a integridade e a transparência são os pilares da nossa atuação. Nosso compromisso com o compliance envolve o cumprimento rigoroso de todas as normas e regulamentações aplicáveis ao setor de saúde. Promovemos uma cultura de ética, responsabilidade e transparência em todas as nossas operações, garantindo que todos os colaboradores estejam alinhados com os mais altos padrões de conduta profissional. Através de políticas robustas e treinamentos contínuos, buscamos prevenir e identificar qualquer irregularidade, assegurando a confiança e a segurança de nossos pacientes, parceiros e da sociedade em geral.
Neste sentido os esforços da Assessorias de Integridade e Riscos (Compliance) tem se concentrado principalmente no auxílio nas revisões das políticas, normas e manuais vigentes e no auxílio a elaboração de novas políticas, normas e manuais e no desenho da metodologia e ferramentas para a implementação de ações estratégicas, táticas e operacionais, com vista à consolidação dos assuntos desenvolvidos por esta unidade organizacional.
Conceitos importantes
É um direito fundamental que permite que as pessoas exerçam algum controle sobre com quem, quando e como as suas informações pessoais podem ser tratadas.
É o conjunto de regras que estabelecem critérios para a utilização dos dados pessoais.
É qualquer informação que possa identificar ou levar à identificação do seu titular. Por exemplo, dados cadastrais (nome, RG, CPF), e até mesmo dados comportamentais (preferências de navegação na internet, preferências de pesquisa em um navegador, o número identificador do seu celular e IP).
São dados pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.
Toda atividade realizada com dados pessoais e dados pessoais sensíveis. Entre elas, encontram-se coleta, acesso, recebimento, reprodução de dados, e ainda, sua transmissão, arquivamento, armazenamento ou exclusão.
Utilização de meios técnicos por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.
O cookie permite que o website “lembre” suas ações ou preferências ao longo do tempo.
São hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que autorizam o tratamento de dados pessoais. Entre essas situações estão o consentimento, a obrigação legal ou regulatória, a política pública, os órgãos de pesquisa, a execução de contrato, o exercício regular de direito, a proteção à vida, a tutela da saúde, o legítimo interesse e a proteção ao crédito.
Afinal, quais são os seus direitos?
- Acessar os seus dados;
- Confirmar que seus dados estão sendo tratados;
- Atualizar e corrigir os seus dados;
- Anonimizar, eliminar ou bloquear os seus dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709, de 14 de agosto de 2018;
- Eliminar os dados pessoais tratados com o seu consentimento, ressalvadas as exceções previstas na LPGD;
- Consentir, ou não, a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, conforme regulamentação;
- Receber informações sobre entidades públicas e privadas com as quais os seus dados estão compartilhados;
- Revogar o consentimento a qualquer momento;
- Obter informações e solicitar revisão acerca de decisões tomadas unicamente com base em tratamento de dados automatizados, que afetem seus interesses;
- Receber informações sobre a possibilidade do titular não fornecer o consentimento e as consequências dessa negação;
O Hospital Itamed adota padrões técnicos e procedimentos organizacionais específicos para proteger a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade de dados pessoais, conforme diretrizes de Segurança da Informação, sempre buscando prevenir incidentes na sua utilização, bem como acessos indevidos.
Para saber mais sobre o tratamento de dados pessoais, entre em contato com o encarregado de dados pessoais (Data Protection Officer – DPO), Ailton Nascimento Maia, por meio do e-mail dpo@itamed.com.br.