Desde 2014, o Hospital Itamed conta com uma Política Institucional de Atendimento Humanizado, com o objetivo de “Promover a cultura humanizada buscando excelência no atendimento”.
A Política de Humanização do Ministério de Saúde, criada em 2003, atualmente possui três objetivos centrais, que priorizam a qualidade assistencial e o respeito à dignidade do usuário, como também a necessidade de repensar a gestão dos processos de trabalho.
A Comissão Institucional de Humanização do Hospital foi estruturada em 2002, com a participação de diversos setores do hospital e nomeada pela Superintendência através de Ato Administrativo. O Regimento Interno foi aprovado em 2009.
A Humanização opera no conjunto das relações entre profissionais e usuários, nas diferentes unidades de serviços de saúde e entre as instâncias que constituem o SUS.
A Humanização implica em desenvolver ações de forma organizada, com critérios e objetivos claros, competências qualificadas e quantificáveis.
A Política de Humanização da Assistência à Saúde apresenta parâmentros para a humanização hospitalar nas áreas de acolhimento e atendimento dos usuários, trabalhos dos Profissionais e gestão.
A Humanização desenvolve o modelo de gestão voltado para a construção da cultura humanizada pautada no respeito, ética e cidadania. A cultura é construída com a participação de todos os atores, valoriza as ações humanizadas já desenvolvidas, alinha à filosofia institucional e estabelece parâmetros para análise, reflexões e elaboração de novas ações, programas; campanhas e políticas assistenciais humanizadas.
Considerando a necessidade de manter-se entre as instituições preocupadas com a Humanização no atendimento de seus clientes e prestadores de serviços e de manter e ampliar as iniciativas para prestar uma assistência humanizada e segura, o Hospital Itamed, por meio da Comissão Institucional de Humanização, instituiu sua política de humanização no atendimento, com os objetivos e diretrizes ora descritos.
Seja um voluntário
O Hospital Itamed conta com um serviço de trabalho voluntário. São várias formas, como prestando auxílio aos pacientes ou familiares fornecendo informações de onde e como chegar ao atendimento que ele necessita, divertindo os pacientes com jogos de cartaz, xadrez, quebra-cabeça, prestando atividades relacionadas à estética e bem-estar, como manicure, cabeleireira, entre outras sugestões trazidas pelos voluntários que serão avaliadas pela Comissão de Humanização.
Para ser um voluntário, além de se inscrever pelo formulário abaixo, o interessado deve preencher um termo de voluntariado, que será entregue no primeiro dia de curso. Só poderá iniciar a formação quem estiver com toda a documentação exigida.
É necessário ainda, ter idade mínima 18 anos completos e ser aprovado no processo seletivo de novos voluntários; Disponibilidade semanal de 2 a 4 horas semanais (o voluntário poderá atuar até duas vezes na semana, de acordo com a modalidade de colaboração e a disponibilidade das vagas).
Após a inscrição, de tempos em tempos, nossa equipe entra em contato com os voluntários, os convidando para atuar em nossa instituição.