Estrutura eficiente e moderna
O Hospital Itamed é uma instituição que visa a melhoria da assistência à saúde, buscando permanente eficiência no tratamento a fim de proporcionar a satisfação do usuário. O complexo hospitalar ocupa uma área construída de mais de 16 mil metros quadrados divididos em 10 blocos. Conta com leitos de internação, Unidades de Terapia Intensiva Geral, Coronariana, Neonatal, Pediátrica, Centro Cirúrgico, Centro Clínico atendendo mais de 40 especialidades, Pronto Atendimento, Pronto Socorro, Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Oncologia, Serviço de Imagem, Banco de Leite Humano, Casa Abrigo Masculina e Feminina além de um Plano de Saúde próprio.
Orientações para internação:
Para realizar a internação o paciente deve ter em mãos os seguintes documentos:
- Documento oficial com foto (RG e CPF ou CNH);
- Certidão de Nascimento dos menores de idade que não possuam RG (O responsável pelo paciente deverá apresentar documento oficial com foto e CPF ou CNH);
- Guia de Solicitação de Internação no padrão do Hospital Itamed fornecida pelo médico, com data, carimbo e assinatura;
- Cartão Nacional do SUS, para pacientes SUS.
O paciente que efetivar a sua internação através de plano de saúde deve apresentar, além dos documentos citados, os seguintes itens:
- Cartão do convênio;
- Guia de solicitação de internação com diagnóstico, número do CID (Código Internacional de Doenças), código referente ao procedimento a ser realizado e nome do procedimento, carimbo e assinatura do médico;
- Autorização do plano de saúde para a internação, para materiais e medicamentos especiais, se for o caso.
Recomendamos a todos os pacientes que se internam no Hospital Itamed algumas orientações para facilitar a estadia e evitar transtornos, como:
- Consultar previamente o seu plano de saúde sobre coberturas e carências;
- Não trazer objetos de valor, como jóias, cartões de crédito e alto valor em espécie, pelos quais o Hospital não se responsabiliza.
Informações sobre a Maternidade, clique aqui.
Diárias
A diária compreende o uso do aposento, a alimentação do paciente, serviços hospitalares básicos e serviços de enfermagem.
Em caso de apartamento, as diárias compreendem a acomodação de somente um acompanhante, sendo seus gastos cobrados a parte.
Contas hospitalares
Particular
Qualquer informação sobre a posição da conta hospitalar deve ser solicitada à tesouraria. Sempre que necessário, será solicitado pagamento para cobertura de despesas já efetuadas. Os honorários médicos são fixados pelos profissionais e seus auxiliares, sem interferência do hospital.
Convênio
Valores referentes a procedimentos, exames e itens não cobertos pelo convênio, deverão ser pagos no momento da alta.
Alta hospitalar
1. Após assinatura da alta hospitalar pelo médico, o paciente deverá aguardar no seu aposento, o contato do Setor de Faturamento, para efetuar o devido pagamento da conta hospitalar.
2. Após o acerto alta hospitalar junto à Tesouraria e confirmação da alta pela enfermagem, o apartamento deverá ser desocupado.
3. Ao pagar a conta hospitalar, receberá do colaborador da Tesouraria um documento confirmando a alta hospitalar, que deverá ser apresentado na recepção e após junto com aviso de alta ao segurança.
Transferência para Unidades de Terapia Intensiva/Semi-Intensiva e UTI Neo Natal
1. Em caso de transferência para algumas dessas unidades, o apartamento deverá ser liberado.
2. A permanência do acompanhante no apartamento poderá ser autorizada, em caráter excepcional, pela administração do Hospital Itamed, levando-se em conta a disponibilidade de leitos. Em caso de necessidade, o leito poderá ser requisitado para internações.
Despesas médicas/hospitalares
Serão cobradas quaisquer despesas provenientes dos seguintes casos:
Internação por convênio:
1. Carência contratual e/ou inadimplência;
2. Quando o convênio não efetuar a liberação de acordo com as solicitações e realizações de serviços médicos e hospitalares, bem como materiais e/ou medicamentos de alto custo ou sem cobertura contratual;
3. Diferença de acomodação;
4 .Alimentação para acompanhante e despesas de frigobar.
Internação em caráter particular:
1. Os honorários médicos serão acertados diretamente com a secretária do Corpo Clínico;
2. As diárias e taxas hospitalares, bem como despesas com alimentação e frigobar, serão pagas diretamente na Tesouraria.
Gestão de leitos
O Hospital conta com uma Divisão de Gestão de Leitos, responsável pelo gerenciamento da capacidade operacional e da disponibilização de leitos conforme a demanda.
Serviço de enfermagem
A enfermagem e os demais colaboradores do hospital, só executarão procedimentos para os pacientes mediante ordem do médico responsável ou de seus assistentes autorizados.
Quando necessitarem de orientações e/ou dúvidas dos usuários, contatar o enfermeiro responsável pelo setor.
Informações médicas
As informações serão fornecidas sempre pelo médico diretamente aos familiares.
Tais informações não serão fornecidas por telefone.
Horário de visitas
Os horários de visitas no Hospital Itamed são estabelecidos com o cuidado de garantir mais comodidade e o repouso necessário ao paciente internado.
Informações importantes aos visitantes
1. Não sentar-se na cama, para evitar a proliferação de microorganismos;
2. Lavar as mãos antes e após qualquer contato com o paciente, para assim proteger você e o paciente;
3. Não fazer visita ao paciente quando estiver com alguma infecção (dor de garganta, gripe, doenças de pele, etc);
4. Sugerimos aos acompanhantes o uso adequado de roupas no ambiente hospitalar, evitando o uso de shorts, roupas curtas e calçados abertos, assim, a sua segurança e a do paciente não será prejudicada;
5. O hospital não se responsabiliza por objetos de valor deixados nos aposentos. Informamos que imagens religiosas, dentaduras, óculos, aparelhos auditivos, dentários e similares não devem ser colocados sobre a cama;
6. O hospital reserva-se o direito de cobrar pelos danos em seu patrimônio (móveis, roupas, utensílios e demais objetos causados pelo paciente, acompanhante ou visitante;
7. Orientamos que as roupas do paciente usadas no momento da internação, sejam enviadas para casa, pois não podem ser lavadas nas dependências do hospital;
8. Para o uso interno, o paciente deverá trazer roupas íntimas, chinelo e material de higiene pessoal.
Não é permitido
1. Fumar nas dependências do Hospital;
2. Fazer uso de qualquer bebida alcoólica;
3. Utilizar ou solicitar pessoal da enfermagem e demais funcionários do Hospital para serviços que não sejam de sua competência;
4. Entrar nos postos de enfermagem e nas copas dos andares;
5. Ingressar com aparelho celular nas seguintes dependências: UTI, Pronto Socorro, Raio-X e unidades de exames, para evitar interferência nos equipamentos;
6. Manusear por conta própria, material e equipamentos que só podem ser operados por pessoal treinado para este serviço, tais como: soros, registros de oxigênio e vácuo, por exemplo.
Serviço de Nutrição e Dietética
As refeições serão servidas nos seguintes horários:
Desjejum para pacientes com prescrição para cirurgia, e início de dieta PO Bariátrica: 6h
Café da manha: 07h30 às 09h
Almoço: 11h30 às 13h30
Café da tarde: 15h30 às 16h30
Jantar: 18h30 às 19h30 Ceia: 20h30 às 21h30
Diária de acompanhante particulares e planos de saúde:
Cobertura da alimentação, relativa ao acompanhante, nos seguintes casos (entregue no leito):
a) crianças e adolescentes menores de 18 anos;
b) idosos a partir dos 60 anos de idade; e
c) pessoa portadora de deficiências.
No caso de parturientes:
a) pré-parto;
b) parto; e
c) pós-parto imediato por 48 horas.
Acompanhantes do Sistema Único de Saúde (SUS):
As refeições são servidas no refeitório, mediante entrega do vale disponibilizado pela Copeira no leito:
Café da Manhã: 7h00 as 7h30
Almoço: 11h00 as 11h30
Lanche da Tarde: 14h30 as 15h00
Jantar: 18h30 as 19h30
Serviço telefônico
Os apartamentos dispõem de um aparelho telefônico com acesso aos ramais internos. Caso deseje efetuar ligações externas, deve digitar-se o número 9 para contato com o serviço de telefonia. Lembramos que o uso deste, deverá ser feito quando extremamente necessário. Salientamos que tais ligações, serão cobradas a parte, exceto as internas.
Transporte
Caso necessário a realização de algum exame fora das dependências do hospital, o paciente será transferido de ambulância, sempre com acompanhamento da enfermagem e de acordo com a cobertura do convênio de saúde.
Bem-estar espiritual
Há no Bloco 8 uma Capela, que fica aberta permanentemente, podendo ser usada livremente para orações, independente da religião.
Diariamente é realizado uma visitação à todos os internados através da Pastoral da Saúde. Caso deseja que o representante da sua igreja visite o paciente, entre em contato com o Serviço Social, pelos ramais: 8059 / 8163.
Acessórios do apartamento
Os apartamentos possuem camas automatizadas e piso bacteriostático, permitindo uma assepsia adequada. Além da cama o quarto é guarnecido por um sofá-cama, uma poltrona, um armário, frigobar, televisão e aparelho de ar condicionado.
Qualquer problema com estes equipamentos, favor contatar um funcionário da manutenção para os devidos reparos, pelo ramal: 8069.
Hotelaria
A Hotelaria do Hospital Itamed concilia a saúde ao ato de hospedar, tornando o ambiente mais acolhedor e humanizado aos seus pacientes
e acompanhantes.
Dispomos de serviço de Concierge, Camareira e Room-service.
Perguntas frequentes
Para obter informações sobre os convênios atendidos pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti, acesse o menu ‘Convênios’. Para saber se seu plano oferece cobertura para procedimentos, internação, exames específicos, informe-se diretamente junto à sua operadora.
Sim. Entre em contato pelo telefone (45) 3576-8005 para saber mais.
Consultas podem ser marcadas em nosso Centro Clínico através do app HMCC Agendamentos.
A Fundação de Saúde Itaiguapy tem uma equipe de profissionais talentosos, comprometidos com a missão e valores da Instituição. Se você deseja fazer parte da nossa equipe, cadastre seu currículo na página Trabalhe na Fundação.
O prontuário médico é constituído de um conjunto de documentos padronizados, contendo informações geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência prestada a ele, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. É importante salientar que o prontuário pertence ao paciente e que, por delegação deste, só poderá ter acesso ao mesmo, o médico e o paciente.
Não. Todos os honorários médicos devem ser negociados separadamente junto com seu médico.