Durante este mês, o Hospital Itamed se une à campanha nacional Fevereiro Roxo e Laranja, que tem como objetivo conscientizar a população sobre doenças crônicas e graves que podem se manifestar em diferentes fases da vida e que, em muitos casos, não possuem cura, mas exigem diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo. A cor roxa chama a atenção para o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer, enquanto o laranja alerta para a leucemia, um dos tipos mais graves de câncer. 

Dentro desse contexto, o Centro de Oncologia do Hospital Itamed – habilitado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), destaca o seu papel como referência regional pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo acesso ao diagnóstico e ao tratamento especializado sem a necessidade de deslocamento dos pacientes para outros centros. 

A leucemia é uma doença maligna que afeta os glóbulos brancos, e pode apresentar sintomas como anemia, palidez, cansaço excessivo, sangramento na gengiva e/ou nariz, infecções frequentes, perda de peso, diminuição ou aumento expressivo do glóbulo branco e diminuição das plaquetas.

Segundo o hematologista do complexo hospitalar, Dr. Telismar A. Gewehr, ao falar sobre leucemia é fundamental destacar as diferenças entre os tipos agudos e crônicos. “As agudas, como o próprio nome diz, acontecem de uma hora para outra e geralmente se manifestam em poucos dias. Já as crônicas vão tendo sua evolução clínica e laboratorial ao longo de meses ou, para alguns pacientes, até durante anos. A identificação da doença ocorre por meio de alterações nos exames laboratoriais de hemograma, e o próprio médico clínico geral faz o encaminhamento ao especialista hematologista, que conduzirá a avaliação do paciente, estudará a medula óssea, identificará o tipo de leucemia e indicará o tratamento adequado”, explica.

O médico, que atua no hospital desde 1994, destaca ainda que, desde 2001, o Itamed conta com o Centro de Oncologia, estrutura que reúne médicos especializados, equipe de apoio qualificada, Pronto Socorro e Pronto Atendimento, garantindo que todo o tratamento possa ser realizado no ambiente hospitalar. “Hoje temos muito mais condições de tratar o paciente, controlar a doença por mais tempo e oferecer mais chances de cura nas doenças hematológicas, graças aos avanços da medicina, das tecnologias e da indústria farmacêutica”, enfatiza. 

Além do alerta para a leucemia, o Fevereiro Roxo também chama a atenção para doenças crônicas e muitas vezes silenciosas, como o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer. Embora distintas, essas condições têm em comum a necessidade de diagnóstico correto, acompanhamento médico constante e suporte multiprofissional, já que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar diversos órgãos, principalmente rins, pele, pulmões e articulações, sendo mais comum em mulheres em idade fértil. A fibromialgia é caracterizada por dores generalizadas, fadiga intensa e alterações do sono, além de sintomas emocionais. Já o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, que compromete a memória, o raciocínio e a autonomia do paciente, exigindo atenção contínua e apoio familiar.

O reumatologista Dr. Osvaldo Haider, que integra a equipe do Centro Clínico Itamed, destaca que a instituição conta com atendimento especializado para pacientes com fibromialgia e lúpus, oferecendo acompanhamento contínuo. “Essas doenças são muitas vezes invisíveis. Na fibromialgia, a pessoa sofre de dores que muitas vezes só ela sabe o que está passando, é uma dor que pode acompanhar durante toda a vida e, muitas vezes, com atrasos diagnósticos. Já o lúpus é uma doença autoimune que pode afetar diferentes órgãos e sistemas e causar problemas que vão muito além da dor, também com possibilidade de atraso no diagnóstico”, afirma. 

“Se a pessoa sofre de dores sem causa esclarecida ou tem suspeita de doença autoimune, é importante procurar um reumatologista ou seu clínico de confiança para que seja feito o encaminhamento e receba diagnóstico e tratamento adequado”, orienta.

Plano de Saúde Itamed

Para ampliar ainda mais esse cuidado ao longo da vida, o Hospital Itamed conta com um plano de saúde próprio, que fortalece o acompanhamento contínuo dos pacientes, com profissionais e serviços próximos, além de facilidades para consultas, exames e tratamentos. A proposta é oferecer uma rede integrada e coordenada, com foco na prevenção, no bem-estar e na qualidade do atendimento.

Com um grande complexo hospitalar à disposição, o Plano de Saúde Itamed é um dos mais completos e próximos da população de Foz do Iguaçu e região. O plano possibilita aos seus beneficiários acesso a toda estrutura do complexo hospitalar, que inclui Pronto Atendimento e Pronto Socorro 24 horas, Centro de Oncologia, serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Unidades de Terapia Intensiva Infantil e Adulta, Centro Clínico e Laboratório de Análises Clínicas.

Serviço

Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Contato: (45) 98403-2542
Av. Gramado, 623 – Vila A, Foz do Iguaçu