Ela assume o lugar de Michelle Roter de Oliveira de Sá, que encerrou seu mandato em abril.
A contadora Susana de Souza da Silva Rodrigues, funcionária há 19 anos da Itaipu Binacional, foi eleita presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Saúde Itaiguapy. Há quatro anos como membra, ela assume o lugar de Michelle Roter de Oliveira de Sá, que encerrou seu mandato em abril. O Conselho Fiscal é o órgão responsável pela fiscalização interna da instituição administradora do Hospital Itamed.
Susana vê o trabalho do Conselho como um propósito social e sente-se grata por atuar no grupo. Como presidente, a expectativa é continuar o trabalho de qualidade exercido anteriormente. “A proposta é auxiliar com a sustentabilidade do hospital, por meio das nossas atribuições relacionadas à fiscalização e ao controle, bem como na manutenção da conformidade legal e regulatória da Fundação”, falou. “Vale ressaltar que a minha atuação só é possível por mérito de todo os demais membros do Conselho Fiscal, que são proativos e dedicados nessa missão conjunta”, completou.
Quando perguntada sobre os desafios que deverá enfrentar na presidência, Susana destacou o cenário regulatório o qual a Fundação está inserida. “Quando falamos em Conselho Fiscal, nosso foco é no acompanhamento dos deveres legais e estatutários. E a Fundação, uma entidade filantrópica e operadora de saúde, exige uma combinação de vigilância fiscal e colaboração contínua com a Diretoria e os demais Conselheiros para assegurar o sucesso da instituição”, pontuou.

Na Itaipu, Susana é gerente da Divisão de Planejamento de Compras, na Diretoria Financeira. Colega de empresa, o Diretor-Superintendente, Gilmar de Oliveira, desejo sucesso à presidente. “Que seja um caminho frutuoso, no qual o objetivo maior, que é zelar pela Fundação, seja alcançado. Conte com a nossa disponibilidade e parceira, entre conselhos Fiscal e Diretor, para um trabalho de excelência”, falou.
Despedida
Depois de três anos de dedicação intensa, sendo dois deles na presidência, Michelle Roter de Oliveira de Sá encerra seu mandato no Conselho Fiscal em abril. Antes disso, ela atuou por seis meses como suplente, totalizando um ciclo de envolvimento de três anos e meio.
Administradora de formação e com uma trajetória de 12 anos na Itaipu Binacional, Michelle trabalha atualmente na Assessoria de Planejamento e Coordenação. Em sua fala de despedida, ela compartilhou que a experiência foi única e desafiadora. “Foi diferente de tudo que já tinha feito. Maravilhoso, com muito desenvolvimento pessoal e profissional. Saber que estou contribuindo para a comunidade foi muito rico. Exigiu bastante dedicação, mas saio muito satisfeita”, disse.
A ex-presidente destacou a complexidade dos temas tratados, que exigem constante aprendizado, mas que também despertam paixão: “São assuntos muito distintos da nossa rotina habitual em Itaipu. Mas isso só me fez crescer. É uma área desafiadora, que nos ensina o tempo todo”, acrescentou.
Durante o encontro que marcou o encerramento de sua gestão, os demais conselheiros presentes expressaram respeito, admiração e gratidão à presidente, relembrando as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos — sobretudo por se tratar de um setor tão diferente da natureza de atuação da Itaipu — e os avanços conquistados no período.
Gilmar de Oliveira, diretor-superintendente da Fundação, falou que os desafios foram gigantes, e continuarão sendo, mas que Michelle pode sair com uma sensação de dever cumprido. “Quando viemos da Itaipu, nos sentimos deslocados da realidade da saúde. A usina não forma profissionais especificamente para esse setor, mas a Michelle surpreendeu”, pontuou o superintendente.
Ronaldo Tavares, diretor administrativo-financeiro da Fundação, ressaltou a capacidade de adaptação e o comprometimento de Michelle: “Ela conseguiu entender o significado da saúde e todos os seus desafios — da contratualização com o SUS às exigências da operadora de saúde, auditorias e demais particularidades da Fundação”, frisou.
Saiba mais – O Conselho Fiscal é composto por três membros efetivos e três suplentes, todos indicados pela instituidora, Itaipu Binacional. O mandato é de três anos, sem possibilidade de recondução dos membros efetivos, e a composição é renovada anualmente, em um terço. Entre suas atribuições estão a fiscalização da escrituração contábil da Fundação, análise de balancetes, verificação do inventário de bens e a emissão de pareceres sobre a prestação anual de contas, além do cumprimento do Estatuto e da legislação vigente. As reuniões ocorrem trimestralmente ou de forma extraordinária, mediante convocação.