Na instituição, a campanha terá como foco a biossegurança.

O Hospital Itamed é uma das empresas de Foz do Iguaçu que se dedicará, ao longo de todo o mês de abril, às ações de conscientização e alerta para a segurança e saúde no trabalho. A campanha Abril Verde visa a redução de acidentes e doenças ocupacionais e lembra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, no dia 28. O Hospital integra o Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GT Visat) do município.

A campanha no complexo de saúde terá como foco a biossegurança, destacando a proibição do uso de adornos e calçados abertos em função de riscos ocupacionais. Estão previstas ações in-loco nas áreas do hospital, coordenadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). A atividade servirá para levar informações e tirar dúvidas dos profissionais.

Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesmt, Rodrigo Mendes, o objetivo é alertar para a necessidade de se cumprir a Resolução Normativa 35 do Hospital. “Nós estamos realizando conversas com os profissionais para reforçar as orientações. De uma forma leve e objetiva, com uma dinâmica, estamos atingindo o público necessário”, contou. Quem participa da ação, ainda recebe brindes.

A RN 35 reúne, de acordo com as regras do Hospital, orientações acerca da Norma Regulamentadora (NR) 32, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e na Resolução nº 165/2016, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA) que atende às diretrizes básicas de segurança e saúde aos trabalhadores.

Além das ações com os profissionais, a fachada do Hospital ganhou tons de verde, bem como as telas dos computadores receberam um plano de fundo da campanha Abril Verde.

Acidentes de trabalho
Dados do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) dão conta que, em 2024, foram registrados 93 acidentes ocorridos no Hospital. De janeiro a março deste ano, 28 acidentes já foram notificados. “Nós vemos uma tendência de queda, comparando os números mês a mês do ano passado, porém ainda é um alerta, pois continua a ser um alto”, enfatizou Rodrigo. Ações como a do Abril Verde, entre outras, buscam reduzir os acidentes ocupacionais.