Além do complexo de saúde, a Itaipu Binacional, o Rotary Club de Foz do Iguaçu e a Secretaria Municipal de Saúde contribuem para a operacionalização da unidade.
O Banco de Leite Humano (BLH) de Foz do Iguaçu celebra, neste dia 25 de março, terça-feira, 21 anos em que a unidade é operacionalizada em parceria com o Hospital Itamed. A unidade, que desde 2004 funciona em uma casa na Avenida Gramado, no Bairro Itaipu A, serve para arrecadar doações de leite humano para recém-nascidos internados nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e de Cuidados Intermediários (UCI) do complexo de saúde. O BLH é fruto de uma parceria entre o Hospital Itamed, Itaipu Binacional, Rotary Club Foz do Iguaçu e Secretaria Municipal de Saúde.
A criação do Banco de Leite é de 2001, ainda junto com a antiga Santa Casa Monsenhor Guilherme. Com o fechamento da unidade, uma parceria foi firmada pelas instituições para funcionamento do BLH próximo ao Hospital Itamed. Desde 2004, cerca de 26 mil litros de leite foram doados por 31.428 mulheres de Foz do Iguaçu e região, quantidade suficiente para atenderem 8.518 recém-nascidos internados na instituição hospitalar.
Além disso, mais de 36 mil atendimentos foram realizados a lactantes com dificuldades na amamentação, que receberam informações e assistência segura sobre o aleitamento materno. Segundo a coordenadora da unidade, Roseli de Oliveira, que atua desde o seu início, todo esse trabalho teve como prioridade o respeito e o afeto a cada mulher e bebê atendidos. “O Banco de Leite Humano de Foz é uma grande usina de trabalho focado no bem-estar com respaldo científico. Aqui predomina acolhimento, escuta, respeito e orientação segura para as mulheres em lactação que necessitam e buscam o serviço”, explicou.
Para ela, o trabalho conta com um exército de solidariedade. “São instituições engajadas no benefício social, econômico, ecológico e humano, além de mulheres que doam o que há de mais precioso além do seu leite materno, como o tempo, dedicação, cuidado e carinho empregados na doação”, falou Roseli, lembrando também das empresas e parceiros que ajudam com arrecadação de potes para armazenamento do leite.
O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para aqueles que estão internados e/ou não podem ser amamentados pela própria mãe. Ele protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias e reduz em 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos e o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
“É um alimento de alta qualidade nutricional, imunológica, com segurança alimentar e que pode salvar vidas”, completou Roseli. Todo leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês.
Toda mulher saudável e que produz leite tem condições de tornar-se doadora, ato que beneficia a si própria, já que auxilia a voltar ao peso mais rapidamente, reduz o risco de câncer de mama, ovários e osteoporose e a ter menos sangramento.
O atendimento no Banco de Leite Humano de Foz pode ser buscado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Gramado, 703 – Itaipu A, ou pelo telefone (45) 3031-4500.