“O que você pode fazer pela sua saúde mental hoje?”. Esta é a pergunta que a Psicologia Organizacional do Hospital Itamed está fazendo aos colaboradores da instituição, como uma ação em lembrança ao Janeiro Branco. Caixas com papéis com dicas e frases foram deixadas nos setores e a proposta é que os profissionais leiam e também deixem anotadas sugestões do que pode ser feito para cuidar da mente.
Segundo a psicóloga Jozelaine Roseti, a ideia é que os colaboradores tirem um papel e tome aquilo como dica do que fazer. “As vezes é um momento atribulado, um dia que ele não está 100%, e aquela frase vem como uma força. Isso é parte do cuidado com a nossa saúde mental, de nos lembrarmos que tudo vai ficar bem”, explicou. “Além disso, eles também podem deixar dicas aos colegas do que estão fazendo e que tem ajudado no autocuidado”, completou Jozelaine.
O “Janeiro Branco” é conhecido por alertar para a importância de prevenir doenças que afetam a saúde mental e emocional da população. A cor escolhida remete ao simbolismo do início do ano ser um período de renovação, assim como se usa uma folha ou tela em branco para iniciar um projeto novo.
Semelhantes às caixinhas nas áreas, no setor de Recursos Humanos uma “árvore” convida a todos a florescerem uma dica de autocuidado. Já ao longo de todo mês de janeiro, diversas palestras estão acontecendo para discutir o tema, dar dicas do que fazer para cuidar da mente, técnicas de relaxamento e felicidade no trabalho.
Todas as ações buscam responder à pergunta ‘o que fazer pela saúde mental agora e sempre’, de uma forma que os profissionais estejam bem durante o ano todo.