Trabalho realizado pela equipe permitiu a redução das lesões em proeminência óssea no hospital. Neste 21 de novembro celebra-se o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão.

O Serviço de Cuidados com a Pele do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) celebrou a taxa zero de lesões por pressão em alguns setores, no mês de outubro. Isto significa que as equipes atuaram precocemente para evitar que pacientes em internação prolongada desenvolvessem feridas devido ao corpo ficar apoiado em uma mesma posição por muito tempo. Nesta quinta-feira, dia 21, comemora-se o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão.

A Unidade Coronariana (UCO) e Pronto Socorro (PS) foram os setores que não registraram nenhum caso de lesão por pressão e, em todo o hospital, o total foram de sete ao longo do mesmo mês. “Pensando em uma unidade que internam uma média de 1.430 pacientes por mês, temos um índice bem abaixo desse tipo de ferida, o que é positivo para toda a instituição”, explicou a enfermeira do serviço, Meriellen Fucks.

Estas feridas costumam surgir devido a fricção da pele do paciente com uma superfície, como o colchão, ou umidade, e geralmente são em partes do corpo que já contam como uma proeminência óssea. A forma de prevenir para que as lesões não ocorram é realizar a mudança de decúbito a cada duas horas.

A enfermeira Amabily Mendes, que também atua no serviço, explicou que desde 2020, quando o complexo hospitalar disponibilizou uma equipe exclusiva para atuar nos cuidados com a pele, o número de lesões reduziu. “É fato o quanto o trabalho de prevenção realizado diariamente com as equipes tem dado certo. Se hoje temos setores registrando zero casos, é porque todos estão atuando para isso”, pontuou.

O Serviço de Cuidados com a Pele tem atuação de apoio, com treinamentos e pareceres para a equipe assistencial da instituição. Além da atuação na internação, as enfermeiras trabalham de forma ambulatorial, atendendo a pacientes em tratamento oncológico, cardiológico e no Centro Clínico, com orientações pós alta e acompanhamento de casos como pé diabético, lesões vasculares, entre outras, com técnicas diversas, como a laserterapia, por exemplo.

Além disso, o hospital mantém uma Comissão de Cuidados com a Pele, responsável por estabelecer protocolos e rotinas institucionais de prevenção de lesão e cuidados com curativos de feriadas operatórias. O grupo, composto por uma equipe multidisciplinar, ainda discute casos e determina planos de ações para as equipes.

“O trabalho de prevenção é o caminho e nós temos realizado isso com as equipes exclusivas para isso. É importante que todos se comprometam neste cuidado, pois, se reduzimos lesões, reduzimos tempo de internamento e damos maior qualidade de vida aos nossos pacientes”, destacou o diretor técnico do HMCC, Dr. Júlio Batista. “Parabéns a todos pelos bons resultados”, completou.