No Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) funciona uma enorme cozinha. Ela possui maior capacidade de produção e tudo é integrado. Esse sistema permite o controle dos processos operacionais.

E para mostrar que quem pensa que comida de hospital não é saborosa, o Programa DESTAQUE, da Rede Massa/SBT, convidou o HMCC para preparar uma receita no programa ao vivo. E o responsável em preparar tudo e ainda conversar com a apresentadora Jânia Nunes, para desmistificar sobre o sabor da comida do hospital, foi o chef Bruno Biondi, que fez uma tilápia à dorê com abóbora cabotiá assada e molho pesto.

A participação foi na sexta-feira, dia 17, e você pode assistir o programa completo no link: https://youtu.be/cIVyr8C_0jw?t=642

Se você gostou da receita e quer fazer em casa, se liga nos ingredientes:
Para a cabotiá, é só cortar ela em gomos, temperar com azeite, sal, alecrim e tomilho. Depois leve ao forno pré-aquecido a 180°, por 35 a 40 minutos.

Para o peixe, o chef recomenda o lombo da tilápia. No tempero vai: sal, tomilho, louro, alho batido e páprica doce. É só bater tudo no liquidificador e depois utilizar para temperar o peixe. Ao fim, empane na farinha e leve para frigideira (ou forno).

Já o molho pesto leva:
1 xícara de chá de manjericão
1 dente de alho
Suco de 1 limão
120ml de azeite
Sal a gosto
Bata em um processador ou em pilão. O liquidificador também pode ser usado, mas o chef atenta que é mais trabalhoso.

Com tudo finalizado, é só montar seu prato com o peixe, a cabotiá e o molho e se deliciar.

Cozinha industrial
As equipes da Nutrição do HMCC atuam 24 horas, se dividem em turnos: pela manhã a equipe se encarrega do almoço e à tarde é feito o jantar. Na cozinha do hospital também são feitos o café da manhã, lanche da tarde e ceia. Num total de cinco refeições diárias.

Em média o hospital prepara cerca de 1700 refeições por dia aos pacientes e trabalhadores. Porém, tudo é bem organizado. A chamada “dieta” dos pacientes é feita em um local separado da comida dos trabalhadores. Até mesmo os doces e sobremesas tem uma área exclusiva.

O controle de qualidade é acompanhado pela nutricionista Eridan Berté e Silvana Ribeiro. Junto com a equipe de Almoxarifado e Chef de cozinha acompanham os processos de compras de carnes, frutas, verduras e legumes e a elaboração dos cardápios. Outra preocupação é com a procedência dos produtos que entrarão na cozinha. A regra é a revisão constante no cadastro para qualificar os fornecedores.

Em outra ponta está o lactário, área responsável pelo preparo das mamadeiras com fórmulas lácteas ou leite humano e da nutrição enteral (dieta por meio de sondas).

Segundo a Eridan, a nutrição no hospital evoluiu de forma significativa nos últimos cinco anos. Ela explica que a terapia nutricional pode reduzir o risco de complicações, contribuir para a melhora do quadro clínico dos pacientes, diminuindo o tempo de internação.