Na última quarta-feira, 28, o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu – administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy (Hospital Costa Cavalcanti) – recebeu a visita da diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), Vivian Patrícia Raksa, em uma iniciativa para fortalecer parcerias e promover a importância da doação de sangue na região.
Vivian expressou sua gratidão pela dedicação da equipe do Hemonúcleo e ressaltou a importância do trabalho conjunto para garantir o suprimento adequado de sangue e hemocomponentes para pacientes em todo o estado. “O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu possui papel fundamental na Hemorrede do Estado do Paraná, pois é a única unidade na 9° Regional de Saúde, distribuindo hemocomponentes para nove instituições. Desta forma, aproveito a oportunidade para reiterar a importância dessa parceria entre Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Itaiguapy”. Durante a visita, a diretora do Hemepar pode conhecer a diretora assistencial do HMCC, Paula de Paula Rodrigues.
Na reunião foram discutidas estratégias e possibilidades de melhorias para o Hemonúcleo e alguns alinhamentos essenciais aconteceram entre as unidades. O encontro contou ainda com a presença do gerente do Hemonúcleo, Félix Laber, da médica-coordenadora, Dra Alessandra Ritt e a gerente de departamento Maria Alves. “Apresentamos para a Vivian o projeto da nova casa do Hemonúcleo, que já foi aprovado pela Vigilância Sanitária, e demonstramos os benefícios que trará na assistência ao doador e também das necessidades transfusionais, uma vez que permitirá a realização de procedimentos que hoje não realizamos devido a infraestrutura”, frisou Félix.
O encontro foi marcado também pela apresentação do aumento de quadro de colaboradores do Hemonúcleo, o qual permitirá otimizar os resultados entregues hoje e melhorar ainda mais os processos em busca de hemocomponentes com segurança e qualidade garantida. “Foi uma excelente oportunidade para estreitar relações e buscar melhorias. Ficou claro o reconhecimento ao sermos a primeira unidade visitada. Esperamos que essa parceria traga muitos frutos positivos para ambos os lados”, reforçou a gerente do departamento de apoio-técnico, Maria Alves.
A visita também serviu como uma oportunidade para a troca de experiências e melhores práticas entre as equipes do Hemonúcleo e do HEMEPAR, visando aprimorar ainda mais os serviços oferecidos aos doadores e pacientes.
Ao final do encontro, ficou evidente o comprometimento mútuo das duas instituições em trabalhar em conjunto para atender às necessidades da comunidade e garantir o acesso universal e equitativo aos serviços. No período da tarde, o grupo se reuniu com o diretor da 9ª Regional de Saúde do Paraná, Ademir Ferreira, com intuito de conhecer as instalações e criar vínculo.