Protocolo de Insuficiência Cardíaca (IC) é implantado no HMCC

Postado em Geral , no dia 14/03/2016 às 12:35

Compartilhe

protolcoCom o aumento no número de pessoas com Insuficiência Cardíaca (IC) no mundo inteiro, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) entendeu que havia a necessidade, e implantou um protocolo de diagnóstico e tratamento.

Uma equipe multidisciplinar do HMCC — formada por farmacêutico, nutricionista, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e médico —, trabalhou por dois anos para garantir a utilização dos medicamentos recomendados pelas diretrizes assistenciais, intensificar e unificar a participação da equipe multiprofissional, oferecendo suporte ao médico e ao paciente durante a internação e orientações antes da alta hospitalar (educação do paciente), pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a doença é considerada um problema de saúde pública.

Mas o que é IC?

A insuficiência cardíaca é um estado no qual o coração se torna “fraco”, ou seja, incapaz de bombear a quantidade de sangue que o organismo necessita. “Nossa proposta com a implantação do protocolo, é a educação do paciente, pois é fundamental que ele participe ativamente e auxilie seu médico no controle da doença”, destaca Dr. Eduardo Martins, coordenador do protocolo.

Mas de acordo com ele, ainda mais importante, é a contribuição da assistência. “Precisamos do auxílio de todas as áreas, visto que o paciente passa pela mão de todos e nossa ideia inicial, é minimizar o número de reinternações”, ressalta o médico.

Para quem tiver interesse em saber mais, em breve o protocolo estará disponível na http://intranet.hmcc.com.br/. O coordenador, Dr. Eduardo Martins, também está à disposição para esclarecer dúvidas adicionais.

Data: 17/02/16 – CS 20.16 – Jornalista Responsável: Débora Black Nascimento / MTB 8585-PR