Hospital Costa Cavalcanti recebe avaliação máxima na qualidade de atendimento
O Hospital Ministro Costa Cavalcanti recebeu nota máxima na avaliação de institutos que medem a qualidade do atendimento de saúde, divulgou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nesta segunda-feira (28). O HMCC faz parte de uma lista de 131 hospitais públicos e particulares de todo o País que atingiram a acreditação, espécie de ISO para a saúde.
Por terem notas máximas, esses hospitais têm direito a reajustes de preços acima da inflação com as operadoras e seguradoras de saúde, de 105% do IPCA (índice oficial do país). Demais hospitais poderão reajustar seus preços de 85% a 100%.
A avaliação foi feita em setembro de 2014, mas só agora foi divulgada pela ANS. Sob a supervisão da agência, empresas certificadoras avaliaram a qualidade de atendimento à população, além de quesitos como a gestão e indicadores financeiros e assistenciais.
O superintendente do HMCC, Rogério Soares Böhm, explica que a certificação vem para reconhecer o trabalho realizado diariamente. “Temos como missão fazer o bom atendimento. Obter um certificado é demonstrar para a sociedade a responsabilidade de todos os envolvidos (do hospital), com a qualidade da assistência prestada”, diz.
Em 2012, o HMCC era reconhecido como nível 2 (pleno) e, desde 2014, passou para o nível 3 (excelência). No Paraná, somente oito hospitais receberam este nível. O Brasil tem cerca de 6.200 hospitais públicos e privados.
Para o presidente do Conselho de Curadores da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do Costa Cavalcanti, Rogel Abib Zattar, “o HMCC tem um valor inestimável para Foz e região devido à qualidade de serviço que presta”. “Se não tivéssemos o hospital, certamente, a região estaria desassistida na área da saúde”, conclui.
Fonte: Itaipu Binacional com Assessoria de Imprensa / HMCC