O dia 26 de abril é marcado anualmente como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. E dando continuidade nas ações de prevenção, o Plano de Saúde Itamed vai realizar agora em abril uma campanha de conscientização.
Já marque em sua agenda: no dia 25 de abril (quinta-feira), às 19h30, o cardiologista Dr. Caio Fraxino vai falar sobre Hipertensão no auditório da UDC Anglo. A palestra será aberta ao público.
A hipertensão ou pressão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”. Segundo dados da Agência do Brasil, 32% da população adulta brasileira, ou o equivalente a 36 milhões de indivíduos, têm hipertensão. Desses 36 milhões, somente 50% sabem que são hipertensos, dos quais apenas 50% se tratam.
De acordo com a enfermeira auditora do Itamed, Sandra Parra Varela, a hipertensão é uma doença silenciosa. “O mais comum é a hipertensão arterial não provocar sintomas. Mas as pessoas podem sentir pressão na nuca, cefaleia leve, ou algum mal-estar geral”, explica.
Complicações da Hipertensão: Se não tratada no momento certo e da forma correta, a hipertensão pode acarretar diversas consequências, como:
- Insuficiência cardíaca;
- Infarto do miocárdio;
- Morte súbita;
- Aneurisma;
- Perda da visão;
- Insuficiência renal crônica;
- AVC isquêmico e hemorrágico;
- Insuficiência renal;
- Demência por microinfartos cerebrais;
- Arteriosclerose.
Como prevenir a Hipertensão?
- Reduzir o sal de cozinha e os alimentos que contenham muito sal;
- Reduzir o consumo de álcool;
- Abandonar o tabagismo, caso seja fumante;
- Exercitar-se regularmente;
- Controlar as alterações das gorduras sanguíneas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – CS 51.19 / Jornalista Responsável: Débora Black Nascimento – Mtb 8585/PR