Atenção, você sabe o que é Disfagia?

Postado em Geral , no dia 18/04/2016 às 13:22

Compartilhe

Disfagia-A

Atenção, você sabe o que é Disfagia?

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia alerta: Deglutir com segurança é de fundamental importância para a manutenção das condições sociais, emocionais e biológicas de um indivíduo.

O ato de deglutir é um processo fisiológico, que pode ser alterado na presença de doenças neurológicas e/ou neuromusculares (AVC, Alzheimer, Parkinson, processo de envelhecimento, traumatismo crânio encefálico, queimaduras, tratamentos radio e quimioterápicos, entre outros) e também alterações locais obstrutivas, como as doenças tumorais do esôfago.

Qualquer problema no processo da deglutição que impeça ou dificulte uma alimentação normal chama-se DISFAGIA (dys= alteração e phagein= comer).


A disfagia pode acontecer devido a uma causa funcional (perturbação ou falta de coordenação das etapas da deglutição ou a uma causa estrutural, ou seja, um estreitamento da luz esofagiana ligado a um processo inflamatório ou de um tumor). Pode interferir na condição nutricional e de hidratação da pessoa. Pode também levar a sérias complicações respiratórias (broncopneumonia aspirativa, asfixia) com a entrada de alimentos nas vias aéreas (penetração/aspiração), comprometendo a saúde e qualidade de vida do indivíduo.


Para realizar a avaliação e acompanhamento da Disfagia dois profissionais são fundamentais, o Fonoaudiólogo e o Nutricionista.

Em conjunto com o seu médico estes profissionais irão avaliar a causa funcional desta disfunção, e elaborar um projeto terapêutico individualizado, atendendo as suas necessidades; O Fonoaudiológo é responsável pela avaliação da deglutição e indicação da consistência ao qual o alimento deve ser ingerido, para garantir sua segurança, bem como orientar a posição do paciente ao se alimentar, uso de manobras facilitadoras da alimentação, ao ambiente, horários, etc. e ao Nutricionista se encarrega de realizar a avaliação nutricional, realizar a prescrição dietoterápica, garantindo o estado nutricional adequado e hidratação adequada do paciente.

Verifique alguns sinais da presença de disfagia:

  Alteração na mastigação, preparar e manter o alimento dentro da boca

  Dificuldade em iniciar a deglutição

  Sialorréia (baba)

  Tosse e pigarro constante durante a alimentação

  Engasgo

  Sensação de alimento parado na garganta,

  Necessidade de engolir várias vezes para o alimento líquido ou saliva descer.

  Restos de comida dentro da boca após engolir.

  Asfixia

  Alteração da respiração

  Tempo de refeição prolongado

  Medo de se alimentar (perda de apetite)

  Perda de peso

  Pneumonia

Data: 24/03/16 – CS 31.16 – Jornalista Responsável: Débora Black Nascimento / MTB 8585-PR